6

Umectação Capilar com Óleo de Rícino (ou mamona) e Óleo de Coco!

Oi meninas, tudo bem? Hoje eu vim falar para vocês sobre a umectação capilar com óleo de rícino (ou mamona) e óleo de coco extravirgem e o que eu achei dela! Vamos ver?

O que é umectação? A umectação é indicada para cabelos ressecados, com a finalidade de deixá-los maleáveis, repondo o brilho, a umidade e reduzindo o volume dos fios.
Lembrando que pode ser feito com qualquer óleo desde que seja extravirgem.

O que é o óleo de rícino(ou mamoma)/Pra que serve: O óleo de mamona para o cabelo pode ser usado para se livrar de infeções que causam problemas no couro cabeludo e levar a perda de cabelo. Quando aplicado sobre o couro cabeludo seco e escamoso, pode reter a umidade e melhorar a condição do couro cabeludo. Da mesma forma, ele pode ser usado para se livrar de caspa e piolhos. Pode também fortalecer as raízes do cabelo e promover o crescimento dos fios.
O uso Regular do óleo de mamona nos fios e no couro cabeludo irá ajudar a aumenta no crescimento dos fios, no fortalecimento dos cabelos que estão começando a cair, a reduzir e prevenir danos aos cabelos, eliminar os cabelos secos, proporcionar cabelos mais cheios e brilhantes, profundamente condicionados e hidratação do couro cabeludo, impedindo a secura do couro cabeludo e aumentando a saúde geral dos cabelos.
O que é o óleo de coco extravirgem/Pra que serve: O óleo de coco é rico em vitamina E e ácidos graxos, tendo como uma de suas vantagens a absorção imediata pelos fios. Por ser composto por 92% de gordura saturada, este produto é altamente recomendado para cabelos secos/ressecados, possuindo alto teor hidratante.
A proteína do óleo de coco é a mesma do leite materno, serve como cauterizador e também para controlar o pH.
O seu uso contínuo evita o aspecto espigado, seco e pontas duplas, o que dá ao cabelo uma aparência de estragado. Em seu lugar, pode-se observar um cabelo macio e sedoso.
A partir dos ácidos graxos presentes no coco, o óleo também é bastante recomendado para cabelos com tintura ou alisantes e química em geral. Pode ser usado após a escova progressiva. Também combate o frizz em todos os cabelos! 
Tem que ser o extravirgem, hein?

Como fazer? Misture doses iguais de óleo de rícino com óleo de coco extravirgem.
Aplique mecha a mecha, em todo o comprimento dos fios. Use preferencialmente com os cabelos secos.
Não há medida exata - depende do tamanho do cabelo. Eu misturo o suficiente pro cabelo ficar bem úmido/umectado mas não a ponto de pingar, ok? 
A dica é ir colocando aos poucos, pegando dos próprios potes. Pega um outro do óleo de rícino, espalha... pega um pouco do óleo de coco e espalha... e assim vai...
OBS: O óleo de coco extravirgem fica tanto na textura sólida/dura (no frio) quanto na líquida (calor) e pode ser utilizado das 2 formas.
No meu pote veio dizendo pra deixar na geladeira após aberto e é isso que eu faço. Quando vou passar nos fios, retiro uns minutos da geladeira pra amolecer um pouco, já que na geladeira fica bem duro e fica difícil de retirar o óleo do pote.
Dica: Você também pode utilizar como substituto do silicone/reparador de pontas. Caso resolva fazer isso, utilize bem pouco. Caso contrário, o seu cabelo ficará oleoso.
Dica 1: Também pode utilizar o óleo de coco na máscara de hidratação. Coloque a quantidade necessária para o seu cabelo (em média de 1 a 3 colheres de sopa) da sua máscara hidratante escolhida junto com 1 colher de sopa de óleo de coco. 

Quanto tempo deixar? A seu critério! Você pode deixar de 15-30 minutos, 1 hora, 2 horas ou dormir com ele nos fios e retirar de manhã!

Como retirá-lo? O cabelo fica oleoso depois? Retire lavando seus fios normalmente com shampoo (Passe o shampoo duas vezes) e condicionador. Se quiser, utilize máscara hidratante. 
Os fios não ficam oleosos!

Quanto custa? Onde encontrar? O óleo de coco extravirgem custa em média R$ 24,00 um pote de 220 ml e pode  ser encontra do em lojas de produtos naturais ou em sites - ex: Mundo dos Óleos.
O óleo de rícino pode ser encontrado em farmácias comuns (lá ele é vendido como laxante).
O óleo de rícino que eu uso é da marca Farmax e custou em torno de R$ 1,60 por 30 ml.

O que eu achei do óleo de rícino: Assim que comecei a ler em outros blogs sobre o benefício deste óleo eu me empolguei. 
Eu confesso que ao senti-lo na mão e colocá-lo nos fios me decepcionei... 
Esse óleo é bem diferente dos outros, muito mais viscoso/grosso e muito difícil de espalhar. Parece que ele "gruda" nos fios e que você simplesmente não consegue ir espalhando... para isso precisa ir "tacando" em cima um pouco mais de óleo... 
Também achei o cheiro forte...
O bom dele é que ele tem inúmeros benefícios para os fios, é super fácil de ser encontrado e super barato.
Gostei bastante dele (prefiro) usando misturado ao óleo de coco! #meusproblemasacabaram!
Seu cabelo vai ficar mais grosso, forte, brilhante e macio. Meus cabelos não ficam com frizz. Dizem por aí que por ele ser grosso ele faz essa umectação como uma reconstrução... 

Vale a pena? Sim, principalmente se seus fios estão ressecados/danificados e você está precisando repor a umidade deles! O cabelo fica com um brilho bem legal e uma aparência de tratado/bem cuidado. Além disso, com o uso regular você realmente nota uma melhora no estado geral dos fios.
Importante dizer quando eu estava usando o óleo de coco diariamente como finalizador/silicone os meus cabelos foram ficando cada vez mais lisos... acho que pelo ácido lático presente nele... 
Essa umectação é feita por muitas blogueiras e já foi indicada até por profissionais - elas usam também nelas mesmas.
A quantidade de vezes por semana/mês você vai vendo conforme a necessidade. Farei uma vez por semana como umectação mas irei intercalar a óleo de rícino com óleo de coco, óleo de coco somente e azeite extravirgem. 
Pode utilizar em maior tempo nos meses posteriores - conforme o cabelo for melhorando o estado. Tipo quando o cabelo estiver com o aspecto melhor, passar a utilizar duas a três vezes por mês ao invés de uma vez por semana.
Se você não tiver nojinho de textura e cheiro, se joga! 

Caso queira saber mais sobre a umectação com óleo de coco, tem um post aqui: http://www.moranguinhuemake.com/2014/05/umectacao-capilar-com-oleo-de-coco.html
Caso queira saber mais sobre a umectação com azeite de oliva extravirgem, veja aqui: http://www.moranguinhuemake.com/2014/04/umectacao-capilar-como-fazer-vale-pena.html

Comentem e me sigam nas redes sociais!

6 comentários:

  1. Adorei as dicas amôura :)

    Preciso fazer isso no meu viu.

    Beijão !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna !
    Já conhecia as propriedades do óleo de coco, e agora descobri do óleo de ricínio
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  3. Eu já ouvi falar que óleo de Coco é excelente para o cabelo e estou louca para testar rsrsrs

    Beijos
    * Blog da Pâm #SobreDietas

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica!
    Faço a umectação da mesma forma, só que utilizo mais óleo de coco e uma tampinha de óleo de rícino e coloco uma tampinha de óleo de pequi também!!!

    estilochristal.blogspot.com.br

    estilochristal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Depois que descobri o óleo de rícino eu não vivo mais sem o bonitinho. Faço massagens no couro cabeludo com ele e meu cabelo cresceu horrores depois que comecei a usar. Bju Bju


    https://byluzalves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...